OIIIIIIIIIIII CORAÇÕES! Como passaram de ano? bem? que bom. Eu tambem passei muito bem apesar de ter começado o ano chorando. Poise não sei porque. Sempre acontece isso na hora virada. Mas okay vamos ao que interessa. Como vocês viram no titulo, hoje eu trouxe mais uma resenha para vocês de um livro maravilhoso inclusive. Se vocês procurarem nos marcadores vão encontrar apenas uma resenha, tinha mais só que de quando eu comecei com o blog eu resolvi apagar e irei refaze -las aqui para vocês. E o motivo de trazer essa resenha para vocês hoje foi porque hoje dia 07/01 é dia do leitor! Sim. Então como uma leitora apaixonada que sou vou resenhar um livro maravilhoso, que amei demais ler. Ha mais uma coisa. Todas as fotos desse post são de minha autoria. Espero que não estejam tão ruins e que vocês gostem delas e do post tambem. Vamos lá então. 

➽➽➽



"E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama?"


O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. 

"E foi assim que começou a famosa Lista Negra: como uma piada. Uma forma de descarregar a frustração. No entanto, ela acabou se transformando em algo que eu nem imaginava" 

Dados do livro:

Titulo: A lista negra 
Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Edição: 5
Numero de paginas: 272
Gênero: Drama 
Classificação: 💎💎💎💎💎
Personagem preferido: Bem no final do livro cheguei a conclusão que meu personagem preferido é mais que um -q. Valerie, Nick (sim eu gosto dele apesar de tudo), Doutor Hietler e Bea. 


Comovente, emocionante, realista, impactante, angustiante, surpreendente, apaixonante, intenso... eu poderia citar mil outras palavras que descreveriam esse livro. Mas não preciso de mil para fazer isso,  posso descrever com uma só: PERFEITO! Esse livro é perfeito. Serio. Eu o vi pela primeira vez no livro e fuxicos. A maioria dos livros eu vejo lá. Paola melhor pessoa, amo demais ela. Mas só fui ler um tempo depois, uma amiga muito especial (que tambem assiste a Paola) me sugeriu e me emprestou ele. E serio gente, eu amei. Me apaixonei. Queria que todo mundo lesse esse livro e INDICO PARA TODOS. Mas já vou avisando que é um livro forte, com um assunto importante e serio que deviamos dar mais atenção. Bullying. As pessoas costumam fechar os olhos para assuntos como esse que são serios sim. Enfim, tudo no livro começa com bullying. A Valerie e o Nick são namorados e mais que isso são o porto seguro um do outro. Eles sofrem bullying na escola, com apelidos nada legais, os colegas fazem piadinhas, chingam enfim fazem deles realmente alvo de bullying por exatamente nada pois na minha opinião não existe motivo para uma pessoa vir a fazer isso. Desse problema que eles sofrem nasce uma lista onde estão o nome de coisas e pessoas que eles não gostariam que existissem. No começo é tudo uma brincadeira, mas depois as coisas vão ficando mais serias. Para Val era realmente uma brincadeira, mas oque ela não imaginava que para Nick isso era mais, era algo serio que ele realmente queria colocar em pratica. Então em um dia normal ele simplesmente tem a ideia de colocar aquela lista em pratica e abre fogo contra varias pessoas -alguns até quem não estavam na lista - na cantina da escola. No meio de toda a confusão Val que nem imaginava que aquilo aconteceria acaba sendo baleada tambem ao tentar salvar a vida de Jessica Campbell uma garota que fazia Bullying com ela. 

O livro é contado de três formas: pelas noticias dos jornais sobre a tragedia. Por flashbacks de antes e durante a tragedia. E do presente. Os flashbacks são as partes que eu mais gostei de ler porque você consegue entender melhor a historia, e você conhece melhor tambem o Nick que é um dos principais. As partes do presente são angustiantes, é a parte  em que a Valerie tem que lidar com o acontecido, com as pessoas que culpam ela, enfim com tudo oque esta acontecendo. Esse realmente é um livro que meche com a gente, que faz a gente se emocionar, que deixa a gente angustiado mas que acaba abrindo os olhos da gente para esse assunto que é tão serio. A autora narra o livro com uma maneira que faz a gente querer ler mais e mais sem parar, ela descreve tudo de uma forma tão real que mostra para o leitor as versões do ser humano. Tanto das vitimas, quanto dos praticantes de bulling, adultos, adolescentes... todos. O livro em si já toca o leitor por tratar desse assunto, e ainda tem a maneira como a autora conta a historia, a maneira que ela mostra pra gente o quão é errado é praticar bullying, ela mostra tambem como a vitima do bullying sofre e isso é um dos motivos pelo qual você vai mais se emocionar. O lema que eu tirei para mim quando terminei o livro foi que todos devemos aceitar  e respeitar uma pessoa como ela é, exatamente do seu jeito, independente da sua aparencia, personalidade, do seu nome. 




É realmente um livro maduro, forte, opressivo. A Valerie sofre muito e a maneira como é descrito o sofrimento dela faz o leitor sofrer com ela. Tem de tudo nesse livro, problemas de familia que tambem é algo muito presente na vida de muitas pessoas, problemas de autoestima, amizade, esse livro realmente mostra os problemas mais dificeis que jovens podem sofrer e sofrem. 

Jennifer Brown é uma escritora maravilhosa, magnifica, incrivel, merece mil premios por a lista negra. E pela maneira que escreve sobre temas dificil e pela mensagem que passou com a lista negra. Nossa.. é um livro realmente comovente, doloroso mas mesmo sendo  tão assim é livro maravilhoso. Pretendo ler outras vezes porque realmente como a Paola disse no video dela sobre, é um livro que transforma mundos e que mostra pra gente como podemos modificar o mundo em que vivemos. 

Particulamente eu amei o final do livro, achei lindo. E me emocionei MUITO. É realmente muito bonito como tudo terminou. Acho que não teria maneira melhor da autora terminar...





Sobre o livro em si, a aparencia. Eu acho a capa de A lista negra magnifica, linda de arrasar os corações dos leitores. A Gutenberg sempre arrasa com suas capas mas se superou com a lista negra da vontade de abraçar o livro e nunca mais soltar. O relevo (não sei se é assim que se fala) dele é maravilhoso, até na lombada tem. Serio gente esse livro é PERFEITO em todos os sentidos. Leiem vocês não vão se arrepender. Sem falar que tem passagens nele que são maravilhosas e emocionantes. 

Sobre uma adaptação para o cinema, eu procurei sobre mas não encontrei nada sobre. Mas caso eu descubra eu trago aqui para o blog. Tem uma serie da globo se não me engano que se chama a lista negra mas não sei se é uma versão do livro já que eu nunca vi e nem pesquisei sobre. Eu gostaria muito de uma adaptação para os cinemas e com toda a certeza iria assistir. 



➽➽➽

Então meus amores foi isso o post de hoje, espero do fundo do meu coração que tenham gostado. Deixem nos comentarios sua opinião sobre o livro, sobre a resenha, se você se emocionou tanto como eu, deixem sugestões de livros para mim ler tambem. Até o proximo post que já esta sendo produzido! beijinhos e au revoir

4 Comentários

  1. Oi querida,
    adorei a resenha. Fico muito feliz que você tenha gostado do livro, é sempre ótimo embarcar em uma leitura instigante que termina deixando um sorriso no rosto da gente. Ainda não li o livro, mas pretendo ler futuramente, quem sabe?! (rrsrs)

    Beijos, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado da resenha! E sim é realmente otimo embarcar em leituras que marcam a gente. Super indico como disse na resenha é um livro maravilhoso.
      Beijos e abraços, visitarei seu blog.

      Excluir
  2. Moça,sisplesmente ADOREI sua resenha sobre A Lista Negra !! Eu já li este livro e também sou apaixonada por ele, fico extremamente feliz em saber que gostou e que tem sujerido a mais pessoas que o leiam, pois livros com esses ensinamentos devem ser valorizados sempre !! PS: contunie seguindo as sugestoes da sua amiga( e se possível leia Fale! Não vai se arrepender ). Mas uma vez parabéns. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou moça. Realmente livros como esse deviam ser mais lidos. Sugerir sempre, mais pessoas tem que ficar sabendo a maravilha que é esses livros. E pode deixar vou continuar seguindo sim essa amiga é super confiavel e só lê e sugere livros bons. Ela já me sugeriu esse tambem, que coicidencia neh?! Obrigada! Vai ter novas resenhas não deixe de ler, vão ser sempre livros muito bons. Beijos.

      Excluir